-
Arquitetos: [Plup!] Studio Costa Rica
- Ano: 2017
-
Fotografias:Roberto d´Ambrosio S.
-
Fabricantes: Extralum, FV, Holcim, METALCO, Plycem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área rural nos arredores de San Jose, encontra-se "O Celeiro". Um projeto que foi pensado a partir de uma relação muito honesta com seu contexto tanto natural, quanto construído. O conceito da proposta nasce das estruturas para os celeiros muito comuns na região e que normalmente abrigam estábulos.
Uma área relativamente quente durante o ano todo nos motivou a implementar estratégias de condicionamento climático como beirais longos e ventilações cruzadas, próprias da arquitetura tropical. A região, ainda que esteja a 20 km de San Jose, apresenta condições mais próximas à floresta tropical seca.
Conceitualmente, o projeto é constituído por pórticos. A repetição destes elementos é o que promove o estar e sua habitabilidade provém do espaço entre elas. Foi dada particular importância ao fato de que essa habitabilidade deveria ter uma relação muito forte com o exterior, uma vez que a casa está projetada para que a fronteira entre interior e exterior se perca ao abri-la.
Essa proposta foi pensada a partir de materiais acessíveis e de fácil aquisição, para gerar um projeto eficiente em termos de custo-benefício para os proprietários. A pré-fabricação dos pórticos para sua eventual instalação fez com que o processo construtivo fosse relativamente rápido, representando economias significativas. Além disso, os materiais foram manejados de forma honesta, com mão de obra local e sem revestimentos.
Os vizinhos advertiram que em épocas de chuva a propriedade sofria pequenas acumulações de água que emerge da terra. Por isso se pensou o projeto leve, sobre fundações que, por sua vez, formam o piso, parede e cobertura em uma única peça em forma de pórtico.
No entanto, depois disso tudo, o mais importante para nós como arquitetos do projeto não é o projeto como tal, mas a capacidade do mesmo refletir seus proprietários, pessoas de grande coração, simples e honestas. Se o projeto ao final do processo fez com que eles se sentissem identificados, nós como arquitetos tivemos êxito. Mais do que clientes, eles se transformaram em nossos amigos e nos convidaram ao processo de amadurecimento e aproveitamento de seu espaço construído.